domingo, 21 de janeiro de 2024

Memórias do Jornalismo> HÉLIO PENNAFORT

 



HÉLIO PENNAFORT (1938-2001)

Lembramos, hoje (21), os 86 anos do nascimento do radialista, jornalista e escritor HÉLIO PENNAFORT (Hélio Guarany Pennafort).,autor de “Microrreportagem”, “Entrevista com o Leitor”, “Um pedaço fotopoético do Amapá”, “Estórias do Amapá” e “Amapaisagens”


PERFIL:

Jornalista amapaense, HÉLIO GUARANY PENNAFORT nasceu em Oiapoque-AP, em 21 de janeiro de 1938, e faleceu em Macapá, em 19 de fevereiro de 2001. Filho de Rocque de Souza Pennafort e Cezerlina Guarany Pennafort. Autodidata, estudou até a segunda série do ginásio no Colégio Amapaense, que funcionava ainda na Escola Barão do Rio Branco. 

Em 1956 começa a trabalhar como telegrafista em Oiapoque e Vila Velha do Cassiporé. De 1959 a 1961 fez estágio no Gabinete do Governador Pauxy Nunes; em 1962 retornou ao Oiapoque onde acumulava as funções de radiotelegrafista e Secretário da Prefeitura. 

Em junho de 1964 é transferido para Macapá e passa a trabalhar no Departamento de Jornalismo da Rádio Difusora de Macapá. Em outubro do mesmo ano é nomeado prefeito de Calçoene, e a partir de 1974 passa a trabalhar no gabinete do governador do então Território do Amapá, desempenhando a função de Assessor de Imprensa. Ocupou vários outros cargos na administração pública do Amapá. 

Paralelamente ao seu trabalho como funcionário público, desenvolveu intensa atividade jornalística e literária, tendo dirigido os departamentos de Jornalismo da Rádio Educadora São José e formado a equipe pioneira da TV Amapá. Tabalhou nesta emissora como repórter e depois diretor de telejornalismo. 

Escreveu e apresentou documentários focalizando diversos pontos do Estado, como o rio Oiapoque, a antiga vila do Beiradão, a Base Aerea do Amapá. É membro da Academia Amapaense de Letras e da Associação Amapaense de Escritores (APES), e foi membro do Conselho Estadual de Cultura. 

Publicou: Microreportagem; Entrevista ao Leitor; Um Pedaço Fotopoético do Amapá; Estórias do Amapá e Amapaisagens. É membro da Associação Amapaense de Escritores – APES. Como esportista, jogou voleibol e integrou a Seleção de Oiapoque, que disputou e venceu o torneio de voleibol alusivo ao aniversário  do Territorio do Amapá, em 1963, em Macapá. Foi membro do Conselho Estadual de Cultura e pertence à Academia Amapaense de Letras.

Hélio Pennafort faleceu aos 63 anos, de problemas cardíacos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário