segunda-feira, 15 de janeiro de 2024

Memórias do Carnaval: SOLIEDARIEDADE

 


Escola de Samba Solidariedade, 41 anos de Carnaval


Nesta segunda-feira, a Escola de Samba Solidariedade completa 41 anos de fundação, com muito carnaval e alegria em Macapá.


Com a denominação de GRÊMIO RECREATIVO IMPÉRIO DE SAMBA SOLIDARIEDADE, a escola de samba foi fundada em Macapá em 15 de janeiro de 1983, por Adelson da Silva Uchoa, Bellarmino Cesar Picanço (Beloca),  Francisco Barriga Fortunato (Mariposa), Manoel Nunes Ramos (Duca), Maria Vilça Nunes Nogueira (Tia Vilça), Pedro Crispim (Bacabinha), Porfírio Souza dos Santos, Raimundo Lino da Soledade (Dico),  Raimundo Nonato Nunes da Soledade e Wilson Maciel de Araújo (Careca).

 

As cores oficiais da instituição são o verde, o vermelho e o branco, e a bandeira tem um circulo branco no meio, com duas mãos cruzadas em forma de cumprimento.

 Em 15 de janeiro de 1983 era fundado o bloco Solidariedade, nome sugerido por Beloca e Adelson, como sendo uma referência e homenagem ao Sindicato dos Trabalhadores Poloneses que estava em evidência, como exemplo de integração, força e determinação. O nome foi aprovado por unanimidade e sem quaisquer restrições, pois tinha o espírito  que todos haviam pensado para o bloco.

 A Escola - Em 1984 o bloco é transformado  em escola de samba, recebendo o nome de Gremio Recreativo Império de Samba Solidariedade, e adota o jacaré como símbolo, quando desenvolveu o enredo “De Jacareacanga a Jesus de Nazaré”, uma homenagem à própria comunidade de onde se originou o bairro.

 O primeiro Samba Enredo da escola foi composto em 1983 por Tadeu, e interpretado por Beloca. O primeiro mestre-sala foi Paraguaçu e a primeira porta-bandeira foi Socorro Nascimento. A batuta para ser o primeiro mestre de bateria foi entregue ao Porfírio, que teve o auxilio de José Maria. A primeira costureira da Escola de Samba foi Maria Braga e, segundo os amantes da escola, a equipe conquistou o respeito, o amor e o carinho dos moradores do bairro Jesus de Nazaré.



 


Nenhum comentário:

Postar um comentário