quinta-feira, 18 de julho de 2019

TOM SOBRAL REALIZA SUA VIAGEM DEFINITIVA




TOM SOBRAL  (1950-2019)


            Seu nome completo foi Antonio Vieira Sobral, carinhosamente conhecido como Tom Sobral. Psicólogo, bacharel em Direito e Vereador pelo municipio de Macapá de 1997 a 2000, Tom foi cearense de Iguatu, nasceu em 19 de agosto de 1950, e faleceu hoje, 18 de julho de 2019, em Macapá-AP. Estava no Amapá desde 1990, vindo de Fortaleza. Após ter se recuperado do mau uso das drogas, fundou em Macapá uma comunidade terapêutica denominada Monte Tabor.

            Na juventude cearense Tom Sobral foi  líder estudantil, presidente de grêmios e de diretórios acadêmicos. Passou a infância na capital cearense, mas formou-se em Psicologia Clínica em João Pessoa e em Direito em Macapá. Foi vereador de Macapá por dois mandatos: janeiro de 1997 a dezembro de 2000 (VII Legislatura) e Janeiro de 2001 a dezembro de 2004 (VIII Legislatura).

            Tom Sobral deixa um grande legado, o de que é possível se recuperar das drogas. Tom ficará no coração de todos, principalmente daqueles que passaram pelo Monte Tabor, e hoje continuam como cidadãos de bem.

terça-feira, 16 de julho de 2019

RESERVA BIOLÓGICA DO LAGO PIRATURA, 39 ANOS DE EXISTÊNCIA



Criada pelo decreto federal 84.914, de 16 de julho de 1980, a RESERVA BIOLÓGICA DO LAGO PIRATUBA, possui uma área de 395.000 ha. Está localizada estado do Amapá, a leste do município de Amapá. O acesso pode ser por via terrestre e fluvial. Partindo-se de Macapá pela rodovia BR-156 (Macapá-Oiapoque),  percorre-se 50 km de até atingir o lugarejo de Cotias, à margem direita do rio Araguari. Daí parte-se de barco viajando aproximadamente uma hora, até atingir a Reserva. A cidade mais próxima é Cutias do Araguai que fica a 150 Km da capital. Possui formações pioneiras, manguezais e campos inundáveis.



ASPECTOS CULTURAIS E HISTÓRICOS
A pecuária e a agricultura no Amapá se caracteriza como uma atividade rudimentar, com a criação bovina basicamente "crioulo", tendo ainda a introdução de bubalinos que vem ocupando o mercado pecuário local.



ÁREA, LOCALIZAÇÃO E ACESSOS
Possui uma área de 395.000 ha. Está localizada estado do Amapá, a leste do município de Amapá. O acesso pode ser por via terrestre e fluvial. Partindo-se de Macapá pela rodovia BR-156 (Macapá-Oiapoque),  percorre-se 50 km de até atingir o lugarejo de Cotias, à margem direita do rio Araguari. Daí parte-se de barco viajando aproximadamente uma hora, até atingir a Reserva. A cidade mais próxima é Cotias do Araguai que fica a 150 Km da capital.

CLIMA
A temperatura média anual é da ordem de 26 ºC, sendo os meses de setembro a dezembro os mais quentes, e junho a agosto, mais amenos, com mínima nunca inferior a 22 ºC. A precipitação anual é superior a 3.250 mm, com um período seco entre setembro e novembro. A umidade relativa do ar fica em torno de 80%.



O QUE VER E FAZER (ATRAÇÕES ESPECIAIS)/ÉPOCA IDEAL PARA VISITAÇÃO
As REBIOs somente atendem pesquisadores e ações de educação ambiental.

RELEVO
O relevo é caracterizado por apresentar grandes planícies. A região é sujeita a inundações periódicas, com trechos permanentemente alagados, com caraterísticas de colmatagem evidenciados pelos palecanars e lagos residuais. As planícies são formadas por sedimentos de origem mista, fluvial e marinha.

VEGETAÇÃO
Existe grande diversidade de formações vegetais e ecossistemas, abrigando algumas manchas de Floresta Tropical Densa de planície aluvial, compreendendo a sub-região dos campos de planície do Amapá e a sub-região do litoral (manguezal), bem como os ecossistemas de transição entre estas formações. O mangue ocupa áreas justamarítimas, da foz do rio Araguari até o canal Turiura no limite norte da Reserva, apresentando espécies como a siriúba, o mangue-vermelho e o mangue-amarelo.

FAUNA
A fauna da Reserva é muito rica e diversificada. Entre os quelônios é provável a ocorrência de várias espécies. Já foram registradas desovas, nas praias arenosas entre os rios Calçone e Amapá das tartarugas marinhas de duas espécies (Chelonia midas e Dermochelys coriacea). várias espécies de aves utilizam-se dos manguezais como ponto de apoio para suas migrações como o pelicano, por exemplo. Avista-se ainda a águia-pescadora, o maçarico e o talha-mar, entre outros. A formação dos campos alagados tem como residentes a capivara, lontra, o mão-pelada e a preguiça.



USOS CONFLITANTES QUE AFETAM A UNIDADE E SEU ENTORNO
Utilização desordenada dos recursos naturais da Reserva pelos habitantes das vilas circunvizinhas, praticando principalmente a caça e pesca predatória; e a invasão de búfalos.

PLANEJAMENTO
Plano de Manejo não elaborado.

INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A UNIDADE

Número total de Funcionários: 06 funcionários do IBAMA. Infraestrutura disponível: 7 casas de madeira, sendo que 3 em Vista Alegre e 1 no Igarapé Piranha;  1 sede no posto Tabaco; 2 flutuantes de fiscalização no interior dos lagos;  09 motores de popa; 05 lanchas voadeiras, 1 D-20; 06 rádios transmissores e 150 Km de vias fluviais dentro da unidade.